XI Escola de Verão de Astrobiologia

Se você é estudante universitário e se interessa pelo tema “vida extraterrestre”, a grande pedida de 2013 é a XI Escola de Verão de Astrobiologia que ocorrerá na cidade de Santander, na Espanha, entre os dias 24 e 28 de junho.

Os encontros de Astrobiologia são já uma tradição acadêmica e reúnem estudantes das mais diversas áreas científicas: biólogos, astrônomos, físicos, engenheiros, químicos etc. A Astrobiologia é uma ciência multidisciplinar, e tem a propriedade de funcionar como um notável ponto de encontro dos mais distintos saberes. É fundamental bom conhecimento da língua inglesa, já que este é o idioma oficial do curso. A organização é da Universidad Internacional Menendez Pelayo em parceria com o Instituto de Astrobiologia da NASA.

O tema deste ano é: Biomarcadores – as impressões digitais da vida. Quais são estas “impressões digitais” e como localizá-las num contexto extraterrestre?

Os interessados podem concorrer a bolsas entre os dias 29 de abril e 24 de maio de 2013, acessando a página:

http://www.uimp.es/uimp/home/homeUIMPdina.php?jcj=ACTIVIDADES_ACADEMICAS&juj=3002&lan=es&jpj=plan=61OL&any=2013-14&verasi=N&lan=es&tipo=ACA

Minha experiência com esta escola de verão foi das melhores. Em 2011 e 2012, participei do evento. É uma oportunidade única para interagir com pesquisadores de várias partes do planeta. Tive colegas espanhóis, americanos, iranianos, indianos, moldavos, brasileiros, canadenses, franceses, italianos. O curso ocorre no Palacio de la Magdalena, um lugar belíssimo numa ampla área verde próxima à praia, onde os estudantes ficam hospedados e onde também fazem todas as refeições. Se você tiver sorte, ainda consegue pegar uma praia, já que é verão, as aulas terminam por volta das 17h e o Sol só se põe às 23h!

As bolsas em geral contemplam o valor do curso e a hospedagem, com as três refeições completas. A passagem aérea fica por conta do estudante. Mas há algumas [poucas] bolsas que contemplam também a passagem aérea. Informe-se na página que indiquei.

Imagem

Curtiu? É a paisagem vista desde um dos quartos onde ficamos hospedados, no Palacio de la Magdalena.

Imagem

Com Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da NASA e alguns estudantes.

Imagem

Praia ao lado do Palacio de la Magdalena – Mar Cantábrio (a água é bem fria, mas é deliciosa!)

Imagem

Com Stephen Mojsi, do Departamento de Ciências Geológicas da Universidade do Colorado (o homem alto no centro) e alguns colegas.

Imagem

em 2012, palestrando sobre a existência de água no asteróide Themis 24.

Foto oficial da turma de 2011

Foto oficial da turma de 2011

Palacio de la Magdalena

Palacio de la Magdalena

Conheça os estudantes das Américas do ano passado, na página oficial do Instituto de Astrobiologia da NASA:

http://astrobiology2.arc.nasa.gov/nai/UIMP/2012scholars

Que tal representar o Brasil este ano? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s